9 coisas que odeio em blogs

Existem coisas que me fazem perder a vontade de ler um blog, principalmente quando encontro blogueiros que dizem que não sabem porque não recebem visitas. Pensando nisso, listei coisas que detesto ver em blogs.

9 coisas que odeio em blogs

Espero que essa lista ajude as pessoas a pensar melhor na hora de arrumar o seu blog.

1 – Template e layout totalmente bagunçado ou com poluição visual

Não existe coisa pior que layout bagunçado. Para quem não sabe, layout é como se fosse o esqueleto do seu projeto, é como você organiza os elementos, tabelas, seções, etc. Ter consciência de um layout bem projetado é sucesso ao montar o seu template, que é a parte visual, é a identidade visual, o brand em si, que representa todo o conceito de um projeto, desde logo até identidade visual.

Mas um template poluído também é sinônimo de fracasso. Tenha consciência sobre o template que irá desenhar ou pôr no seu blog. Não polua seu template com coisinhas que caem na tela, ou bichinhos que ficam fixos na tela ao rolar a página.

2- Excesso de scripts

Por favor, defina muito bem o que é necessário para que não exista excesso de scripts no seu blog e não torne seu blog pesado.

3- Comentários acima da postagem

Isso é errado. Nunca façam isso. Comentários não podem ficar acima da área da postagem pois é extremamente desconfortável ter que rolar para cima todo o conteúdo que você leu para poder comentar. Isso pode fazer com que seus leitores percam o interesse pela postagem e até pelo seu blog.

Se pôr o link dos comentários acima da postagem é visualmente importante para você, deixe também um segundo link abaixo da postagem.

4- Fonte pequena e clara demais

É irritante querer ler um blog e não conseguir pelas letras serem pequenas demais. Quando isso acontece eu perco o interesse pela leitura, fecho a página e nunca mais volto naquele blog pois isso é sinal de amadorismo e eu confesso que não gosto de ler blogs administrados por pessoas que não tenham o menor interesse em ter conhecimento. Mas pior que não ter interesse pelo conhecimento é não dar valor a quem visita seu blog. E deixar seu blog com fontes muito pequenas, é destratar seu leitor.

Mas pior que fontes pequenas são fontes claras demais.

Por exemplo:

Recentemente entrei em um blog que tinha o template lindo, ele era em tons de cinza e rosa, só que a blogueira além de deixar a fonte dos textos pequena, ela deixou todo o conteúdo do blog com fontes claras demais. Os tons cinza e rosa da fonte eram tão claras e tão pequenas que tornou completamente desconfortável ler o blog.

Isso também é destratar seus leitores já que nem todo mundo enxerga tão bem quanto você, como eu por exemplo.

5- Poucos artigos na página principal

Se você deixa apenas um artigo por página no seu blog, abandone esta prática. Se seus textos são interessantes e você escrever bem, minha curiosidade será ávida por descobrir muito mais sobre seu blog e sua forma de escrever. E se você deixar apenas um artigo por página, vou começar a perder totalmente o interesse nos seus textos. É ideal que você deixe pelo menos 7 artigos por página, e se seus textos são grandes demais, adicione o famoso ‘leia mais” neles. É a melhor opção.

6- Músicas tocando automaticamente em blogs

Eu não sou obrigada a ouvir a música que você gosta, principalmente se eu tiver uma conexão de internet um pouco lenta. Eu sou contra ter player de música em blogs mas se isso for realmente importante pra você, deixe que as pessoas escolham se querem ou não ouvir aquela música horrorosa que você colocou no seu blog. Não coloque player automático.

7- Excesso de publicidade

Você precisa saber muito bem onde alocar a publicidade do seu blog, elas possuem lugares fixos para ficar. Consulte blogs e site do gênero para saber como alocar corretamente a publicidade do seu blog.

8- Escrita 

Saiba escrever. As pessoas percebem quando um texto foi muito bem escrito e elas gostam disso. Escrita de internet, muita abreviação, linguagem de baixo calão, etc, não são toleradas. Se você achou que ter um blog de qualidade era fácil, é melhor deletá-lo pois ser blogueiro requer cuidado e tempo. Blogar é uma arte.

9- Ctrl + c & Ctrl + v

Se você quer criar um blog, antecipe suas postagens, pesquise assuntos relevante ao seu nicho porque copiar artigos dos outros é muito fácil. E um bom blog é aquele que contribui com novas idéias e não aquele que repete o que já foi feito.

Dica especial

Essa dica é do Gustavo Freitas, do GF Soluções. O Gustavo não gosta de blogs que não tem opções para envio do artigo para as redes sociais. Se ele termina de ler um artigo e, se gosta, quer divulgá-lo. Concordo e acho de extrema importância pois também gosto de divulgar bons artigos. Obrigada Gustavo!

Após refletir sobre este artigo, decida se vai continuar fazendo essas coisas com seu pobre blog. E se continuar, tenha certeza que puxarei seu pé de madrugada. Leitor, seu blog precisa de cuidado e precisa que você o trate com carinho. Como já mencionei, blogar é uma arte.

Bella Felix

facebooktwitterlinkedin

Cursando Design Gráfico, blogueira, pseudo-escritora, viciada em RPG e animes, desenha e devora livros. Autora dos blogs Pink Skull Design e The Black Element.