Frequência de postagens: qualidade x quantidade

Este artigo na verdade é uma reflexão. Vejo que boa parte dos blogueiros estão com dificuldade de compreender a diferença entre qualidade e quantidade. Não vou escrever sobre a frequência ideal de postagens, isso é muito pessoal, mas vou enfatizar o MEU ponto de vista, que não é uma verdade absoluta. Mas se você quer saber a opinião de outras pessoas sobre o assunto, leia o artigo do Gerenciando Blog e do Meta Blog.

Caso A – O Regresso

‘Joãozinho’ posta todos os dias. No blog, além dele existem mais 5 autores, ou seja, todos os dias artigos novos são publicados. Quando o ritmo de criação está muito frenético, o blog chega a publicar 3 artigos por dia. Isso não é tão difícil quando se tem várias autores em um único blog.

Este mesmo blog possui um tráfego considerável e muitos anos de estrada. É um blog conceituado em seu nicho.

Porém, depois de tantos anos e uma frequência de postagens muito grande, o blog acabou perdendo seu feeling e por mais que os autores consigam sustentar a mesma frequência de postagens, a qualidade não é mais a mesma. Logo, seus leitores passaram a perceber esta deficiência da mesma forma que seus concorrentes. O blog, por mais que ainda seja um blog de peso, perdeu uma parte da credibilidade que possuía, causando desconfiança e descontentamento para com seus leitores.

OBS: Na administração, podemos tratar este caso como perda de Efetividade, que demonstra se os produtos ou serviços de uma determinada organização estão atendendo às necessidades e expectativas do mercado. Neste caso, do nicho que o blog escolheu para atuar. Ou seja, o objetivo principal aqui, deixou de ser atingido. Este objetivo é você leitor. Neste caso, o blog passou a atingir negativamente seu público. Pense neste caso e reflita, para que isso nunca venha a acontecer com você, caso possua um blog. Saiba administrar seu blog, crie regras, planeje, organize e controle.

Caso B – O Progresso

‘Maria’ possui um blog com tráfego razoável, com leitores fidelizados e frequência média de postagem. Ela posta até 2 vezes por semana, e comparando a ‘Joãozinho’, seu blog é bem menor, estatisticamente falando.

Maria ainda possui mais 3 autores além dela, e os mesmos se revezam nas postagens, levando em consideração que ‘Maria’ possui por regra até duas postagens por semana. Seus autores reconhecem e aceitam esta regra, sempre fazendo um rodízio de autores.

A cada novo post, ‘Maria’ tem certeza de que o blog está no caminho certo pois sempre recebe retornos excelentes de seus leitores, que sempre enfatizam que os textos são excelentes.

OBS: ’Maria’ sabe administrar muito bem seu blog embora ele seja estatisticamente menor que o blog do ‘Joãozinho’. Seu blog é eficiente pois todos os seus autores desempenham muito bem suas tarefas, sempre produzindo de forma coerente e consciente. É eficaz pois conhece seus objetivos e consegue atingi-los, sempre preocupada com a forma que a informação é recebida pelo público. E também é efetivo, pois seu produto, seu blog, é aceito pelos seus leitores, é regularmente consumido, e está sempre em desenvolvimento. 

Percebeu a diferença? Este é um conceito administrativo mas que pode ser usado em qualquer nicho de atuação.

Eu só enfatizei a parte da frequência nestes 2 casos. É lógico que existem diversos fatores além deste que podem prejudicar e/ou ajudar um blog a manter posição perante seus visitantes. Sei que os nomes foram ridículos mas eu não consegui pensar em outra coisa!

Ou você está sempre em desenvolvimento, sempre buscando coisas novas, sempre sendo efetivo para quem consome seu conteúdo ou você se coloca em um pedestal tão alto, que já é desenvolvido o suficiente para não saber mais pra onde pode crescer pois no meio do caminho você perdeu seu foco.

Reflita sobre os dois casos e decida que tipo de blogueiro você é pois não existe meio termo.

Bella Felix

facebooktwitterlinkedin

Cursando Design Gráfico, blogueira, pseudo-escritora, viciada em RPG e animes, desenha e devora livros. Autora dos blogs Pink Skull Design e The Black Element.