Blogar é dissertar! – Blogosfera 2.0

“Dissertação é um texto que se caracteriza pela defesa de uma ideia ou tese, de um ponto de vista, ou pelo questionamento acerca de um determinado assunto.”

Os padrões da blogosfera mudaram muito nos últimos tempos. Os blogueiros se tornaram mais participativos e questionadores. A blogosfera 2.0 criou “formadores de opinião” como nunca vistos antes. Blogar deixou de ser um simples ato para ser um fato consumado.

A qualidade dos artigos desta blogosfera têm melhorado muito. Isso significa que os blogueiros da nova geração estão preocupados com a forma que escrevem e estão preocupado em transmitir uma mensagem com confiança e qualidade.

Blogueiros estão dissertando com qualidade e firmeza porque dissertar nada mais é do que opinar, discutir, refletir, exemplificar e criticar, com embasamento.

Você disserta o tempo todo o seu cotidiano e essa pratica tão natural faz com que as pessoas busquem justificativas para validar uma opinião/crítica, para os acontecimentos, para a política, etc. Na nossa vida temos uma constante necessidade de nos expressar, de opinar, de validar nosso ponto de vista a partir de ideias, de construir e destacar soluções. Mas para que esta dissertação tão natural aconteça, temos que organizar nossas palavras para que nossa dissertação tenha embasamento e possa nos fazer chegar a conclusões satisfatórias.

Agora que você já sabe que dissertar é um ato natural, veja como você faz isso naturalmente no seu blog percebendo como é a construção de um texto dissertativo.

O Artigo Dissertativo

A Introdução
Aqui a ideia ou ponto de vista é apresentado e defendido. Aqui você introduz o seu leitor ao desenvolvimento do seu argumento.
Desenvolvimento ou Argumentação
Você defende o seu ponto de vista e tenta convencer o leitor usando de sua inteligência e dinamismo através de uma argumentação sólida, citando exemplos, recorrendo á opinião de especialistas, utilizando de dados técnicos, etc.
Conclusão
Aqui se deve a conclusão coerente do seu ponto de vista.  A conclusão possui o mesmo conceito da introdução, só que tudo que foi dito na introdução, será feito com mais ênfase, de forma mais conclusiva e definitiva, sem que quaisquer novas idéias sejam apresentadas. É o seu “gran finale” e o inicio de um sentimento de trabalho bem feito. Afinal, seus leitores reconhecerão sempre quando um artigo foi bem escrito.
Referência:
Núcleo Integrador da Universidade Castelo Branco – Leitura e Estratégia de Interpretação de Textos

Bella Felix

facebooktwitterlinkedin

Cursando Design Gráfico, blogueira, pseudo-escritora, viciada em RPG e animes, desenha e devora livros. Autora dos blogs Pink Skull Design e The Black Element.