A relação sólida entre a Administração e a Blogosfera

De acordo com Idalberto Chiavenato, Doutor e Mestre em Administração pela City University of Los Angeles-CA, EUA, a responsabilidade é o poder de desempenhar uma tarefa ou atividade para a qual a pessoa foi designada. Isso significa que a responsabilidade é uma atuação que visa buscar resultados satisfatórios. Quanto maior a autoridade de um indivíduo dentro de uma organização, maior será sua responsabilidade.

Bom base neste conceito, vamos abordar o perfil do blogueiro administrador, assim como seu conceito de responsabilidade e os resultados satisfatórios que o mesmo recebe administrando seu blog com disciplina.


Se você leu o artigo anterior “Blogar é dissertar! – Blogosfera 2.0“, perceberá que a blogosfera está se transformando. Blogar deixou de ser um simples hobby assim como autores deixaram de ser simples blogueiros para virarem algo como um administrador. Seu blog não é mais seu hobby, é um negócio lucrativo, seja este lucro financeiro, emocional e ou pessoal.

Para Filipe Sobral, Organizações “são grupos estruturados de pessoas que se juntam para alcançar objetivos comuns”. Se pensarmos que a blogosfera é a própria administração e que blogs são empresas que usam da administração, mais precisamente da blogosfera para gerar resultados, blogs também não deixam de ser organizações já que um blog pode possuir um ou mais autores assim como uma empresa pode possuir um ou mais colaboradores.

Se podemos comparar um blog como uma pequena, média ou grande empresa, significa que para blogar é preciso ter disciplina, é preciso ter organização, criar ações e operações complexas ou não para que este blog possa gerar resultados. Significa que um blogueiro desorganizado não é capaz de nutrir um blog positivamente. Um blog de qualidade é aquele que é administrado por um blogueiro consciente.

Ser um blogueiro consciente é saber usar de recursos efetivos para o crescimento de um blog. Estes recursos podem ser humanos, financeiros, materiais, etc. Significa combinar técnicas e métodos de trabalho assim como seus recursos e conhecimentos para que o propósito possa ser alcançado.

Chiavenato também diz que Administrar “é planejar, organizar, dirigir e controlar o uso dos recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos…” Pensando na administração como um processo sistemático de fazer algo e inserindo a blogosfera neste processo, podemos dizer que as funções administrativas caem como uma luva para quem quer introduzir um meio disciplinar de fazer seu blog crescer de forma saudável:

Planejar: definir objetivos e desenvolver estratégias e ações para alcançar objetivos
Organizar: distribuir tarefas e recursos entre os membros da organização, definir quem tem autoridade sobre quem e quando e onde devem tomar decisões
Dirigir: liderar e motivar os membros da organização
Controlar: monitorar o desempenho para garantir que os objetivos sejam alcançados.

Viu como a administração, seus recursos e conceitos nada diferem das medidas disciplinares que um blogueiro bem quisto utiliza em seu nicho?

A disciplina e a responsabilidade são a alma do negócio. Vamos trabalhar isso juntos?

Referências:
Apostila de Fundamentos da Administração, professora Ana Claudia Araujo Coelho
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria da Administração. 7 . ed. rev. atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
SOBRAL, Filipe, PECI, Alketa. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Person Prentice Hall, 2008.

Imagens: www.freedigitalphotos.net

Bella Felix

facebooktwitterlinkedin

Cursando Design Gráfico, blogueira, pseudo-escritora, viciada em RPG e animes, desenha e devora livros. Autora dos blogs Pink Skull Design e The Black Element.