Web Archive – relembre a era de ouro da blogosfera

Eu sou da época em que existiam o Weblogger, Uol Blog e Blig como sistemas para blogs. Sou da época em que o blogger.com.br era o serviço mais utilizado no Brasil para blogar e que o Blogger.com (Blogspot) aqui no Brasil era extremamente pequeno e quase ninguém conhecia, usava e ou gostava pois na época, o Blogger.com era um sistema difícil de mexer. Depois a Globo comprou o Blogger.com.br e o mesmo virou Blogger.globo.com, que aos poucos foi morrendo pois só usuários pagos da Globo.com tinha acesso ao sistema e a maioria dos usuários ficaram órfãos pois não conseguiam nem mais logar. Pelo que sei, pouquíssimas pessoas o utilizam hoje, e  me arrisco a dizer que migraram para o Blogspot.

Em contra partida, nesta era de ouro (época), poucos anos depois do fim do Blogger/Globo e entrada definitiva do Blogspot, o WordPress era um lobo solitário. O sistema mais “avançado” que utilizávamos na época era o CuteNews. Um sistema muito básico de notícias bem eficaz para a época, baseada em PHP e que não utilizava bando de dados, mas que era um sistema muito legal para blogar (mesmo bagunçado para os padrões atuais), e que por incrível que pareça, ainda é utilizado.

Por estar tantos anos na blogosfera, criei muitos blogs, larguei milhões, e muitos se perderam no ciclo interminável da blogosfera. Mas eu gosto de relembrar os velhos tempos, ver como cresci, compreender o motivo de ainda estar aqui, e gozar da época em que era adolescente.

Mas como muitas url’s já se perderam, eis que surge o senhor de todo o passado da WWW. O Web Archive.

Ele é um GIGANTE museu da internet, cuja proposta é guardar o seu passado, o meu e de toda a internet. É um velhinho na internet mas que não poderia deixar de ser citado pois ele é o responsável por meus bons momentos de nostalgia, de como percebo o quanto eu cresci e ainda preciso crescer.

O Web Archive ou Internet Archive é uma “máquina do tempo” da internet. Uma organização sem fins lucrativos fundada em 1996 e localizada em São Francisco. É um grande arquivo online. Você pode visitar qualquer página da internet e ver como foi a sua evolução até hoje, ver páginas que não estão mais no ar, compreender em como a tecnologia mudou e relembrar todas as besteiras que você escrevia na sua adolescência. Basta digitar o endereço do finado e “Take Me Back”.

Mas espere!

Isso soou meio canal de compras…

Você pode fuçar os arquivos de áudio, imagens, textos e afins.

Enfim…

Ultimamente ando fazendo uma retrospectiva de tudo que vivi na blogosfera. São aproximadamente 11 ou 12 anos de blogosfera (não lembro ao certo). Muita coisa mudou, muita coisa vai mudar. Mas os momentos nostálgicos nós podemos deixar para o Internet Archive. Basta pegarmos uma xícara de café e compartilharmos destes momentos nostálgicos que passamos na World Wide Web.

Bella Felix

facebooktwitterlinkedin

Cursando Design Gráfico, blogueira, pseudo-escritora, viciada em RPG e animes, desenha e devora livros. Autora dos blogs Pink Skull Design e The Black Element.