14 Lições Empreendedoras

Essa é uma reflexão pessoal com base no estudo da disciplina “Visão Empreendedora”. É um conteúdo rico e bem elaborado. Gostei muito do que eu li. Reuni os tópicos que mais me chamaram a atenção na leitura, e incrementei como uma visão própria.

1- Preços muito baixos não chamam clientes, apenas resultam à falta de lucro. Valorizar o seu trabalho é mostrar que você é capaz, que tem um objetivo e é um profissional sério.

2- O reconhecimento é adquirido através do tempo, por consequência de um bom trabalho e estabilidade do negócio.

3- Busque trabalhar com a concorrência para aprender, analisar como funciona os processos administrativos, saber como funciona todo o ritmo da empresa do nicho em que você quer atuar. Assim, ao abrir sua própria empresa, terá economizando tempo e dinheiro, diminuindo os riscos de falhas ao abrir um novo negócio.

4- Não abaixe a cabeça. Enfrente os desafios com garra e vontade. Sua vontade pode te levar a caminhos inimagináveis.

5- Jamais esqueça dos estudos, da pratica de esportes e ou exercícios físicos, dos momentos de lazer, dos amigos e família. Estes serão seus eternos combustíveis.

6- Seja ousado. Tenha sempre necessidade de experimentar coisas novas. Tenha vontade de aprender e descobrir o tempo todo, como uma criança que quer descobrir o mundo todo. Não se deixe desgostar do que faz, não se acomode e não tenha medo das mudanças.

7- Somar é empreender. Posso ser Designer Gráfico / Web e ainda ser empreendedora. Some para obter melhores resultados.

8- “Quando você olha para um abismo, o abismo olha para você” – Nietzsche

Não pense o tempo todo nos problemas. Tente sempre pensar positivo, tenha sempre a cabeça erguida e a força para enfrentar seus desafios. Um empreendedor precisa antecipar suas possibilidades, sejam elas boas ou ruins, assim, poderá caminhar de cabeça erguida, com a certeza de que está dando o seu melhor.

9- Aprenda a criar suas possibilidades, mesmo quando elas parecem não existir.

10- Não tenha pressa. A experiência vêm com o tempo e a sua identidade como empreendedor também. Molde seu futuro ao seu bel-prazer.

11- Oferece algo novo ao mercado. Faça a diferença.

12- Busque parcerias. Tenha sempre vontade e energia. Seja objetivo no seu caminho mas seja também um sonhador. Desafie-se, apenas você e o seu interior. Busque superar a si mesmo para que possa sempre alimentar a sua vontade.

13- Os valores humanos são necessários para o sucesso. Seja honesto com as pessoas, seja transparente com seus parceiros e clientes. Todas as portas irão se abrir a você se sempre for honesto com o seu semelhante.

14- A auto avaliação é fundamental. Se você sente que não há mais espaço para crescer nos empregos convencionais, saberá que é a hora de reunir toda a bagagem adquirida, refletir se já está preparado para empreender, abrir seu próprio negócio. Só depende de você e da sua auto avaliação. Reflita, avalie-se. Busque conhecimento o tempo todo. Só comece um novo negócio se estiver seguro de si mesmo. Mas isso ninguém poderá te dizer se você não buscar a resposta no seu interior.

 

E você? Concorda com os tópicos? Conte sua experiência e ajude a aumentar essa lista! 

 

Referência:
SILVA, Vilma Tupinambá da. Núcleo Integrador da Universidade Castelo Branco. Visão Empreendedora

Bella Felix

facebooktwitterlinkedin

Cursando Design Gráfico, blogueira, pseudo-escritora, viciada em RPG e animes, desenha e devora livros. Autora dos blogs Pink Skull Design e The Black Element.