A “Laissez faire” da blogosfera – A Influência Social e a Liderança

Laissez faire é parte de uma expressão de origem francesa – “laissez faire, laissez aller, laissez passer” – que significa algo como “deixai fazer, deixai ir, deixai passar“. A abordagem será feita com base na influência grupal (social), incorporada na blogosfera com base no estudo de liderança “Lippitt e White”.

A

Estamos em uma rede em que a nossa interação social, seja indireta ou direta, é criada em proporções mundiais, afinal, estamos na World Wide Web. Somos algo como uma grande comunidade, uma grande mesa redonda de opiniões e valores. Por tanto, se somos uma comunidade, um gigante grupo de pessoas que partilham de um mesmo espaço, podemos facilmente dizer que esta atmosfera grupal nada mais é que uma grande Dinâmica de Grupo. E se somos um grande grupo, uma grande sociedade repleta de valores e opiniões, precisamos ver a WWW como um grande grupo que possui uma liderança, uma influência social que nos inspiram a publicar diversos materiais. Todo blogueiro tem uma influência social, e toda influência social nada mais é que uma liderança, vista neste caso por uma perspectiva mundial.

Ronald Lippitt e Ralph K. White realizaram em 1939, um experimento realizado com crianças entre 10 e 11 anos. Estas crianças tinham um observador e um líder para cada grupo, todos voluntários para formarem um clube de fabricação de máscaras. Os pesquisadores observaram três tipos diferentes de liderança: LIDERANÇA AUTOCRÁTICA, DEMOCRÁTICA e a LIDERANÇA LIBERAL (LAISSEZ FAIRE).

Os resultados desta experiência possibilitou entender os mais diversos tipos de grupos, seja na família, nas organizações e em qualquer tipo de grupo em que as relações são amplamente influenciadas e estabelecidas por um líder.

LIDERANÇA AUTOCRÁTICA

Todas as decisões, planos, etc, eram feitos e tomados pelo membro mais forte do grupo, ou seja, o líder. Essa autoridade determinava de maneira autocrática a posição que cada participante tinha no grupo. Os participantes não tinham voz neste grupo, logo, quando o líder estava ausente, o grupo não produzia, tornando o grupo reprimido e agressivo.

LIDERANÇA DEMOCRÁTICA

O líder deste grupo procurava ser um membro completo, ele elogiava, criticava com objetividade criando uma comunicação grupal espontânea, cordial, com responsabilidade e comprometimento. O líder encorajava, era um facilitador de forma a orientar o grupo na resolução dos problemas, soluções e coordenando atividades e sugerindo ideias. O grupo se sentia comprometido e responsável.

LIDERANÇA LIBERAL (LAISSEZ FAIRE)

Essa atmosfera grupal se caracterizava pela ausência física de liderança. O grupo laissez faire demonstrava que o ser humano precisava estar sujeito a um líder. O grupo produzia de forma intensa mas medíocre. Não havia comprometimento, as relações eram individualistas e assuntos pessoais eram motivo de discussões e a presença do líder não era notada muito menos respeitada.

A atmosfera grupal interfere no comportamento humano

Mediante a estes resultados, os pesquisadores precisavam comprovar que a atmosfera grupal interfere no comportamento humano e ao trocar membros dos grupos, as crianças passaram a se comportar da maneira em que o grupo a influenciava, mesmo com todos os seus valores pessoais, o grupo influenciava em suas decisões e a forma de agir, de forma grupal.

Isso acontece na blogosfera. Existindo ou não uma autoridade, uma liderança, um consenso comum, a influência social acaba impregnando em boa parte de nossas ações, de maneira natural, criando-se padrões, conceitos, ideias (sejam elas repetitivas ou não).

Se olharmos a blogosfera desta forma, estamos virando um grupo Laissez Faire, mas que possui uma relação Democrática na maioria das vezes, criando círculos de amizade, interação, responsabilidade, foco e metas. Somos parte de um todo, somos incrivelmente dois tipos de grupos distintos, ou três, dependendo do nicho, mas que acaba adotando um conceito mundialmente grupal. Precisamos nos expressar, expor ideias, mudar o mundo!

Referências: Núcleo Integrador da Universidade Castelo Branco: Desenvolvimento em Relações Humanas.

Bella Felix

facebooktwitterlinkedin

Cursando Design Gráfico, blogueira, pseudo-escritora, viciada em RPG e animes, desenha e devora livros. Autora dos blogs Pink Skull Design e The Black Element.